Origem e Conceitos
Segundo a pesquisa de Tiganá S. N. em sua tese para USP “A cosmologia africana dos bantu-kongo (…)” de 2019, a palavra “kalunga” pode ser entendida de duas formas. Como adjetivo, significa “eminente, insigne, grande, incomensurável, infinito”. Como substantivo, refere-se à “massa líquida que circunda os continentes, oceano, o mar” e também pode ser compreendida como “lugar sagrado, que pertence a uma comunidade, cultivável”.
A comunidade Kalunga é um grupo de origem quilombola que reside na região nordeste do estado de Goiás. Sua história é marcada pela resistência à escravidão e, até hoje, os kalungas preservam suas tradições, artesanatos e cultura, apesar das dificuldades enfrentadas devido ao isolamento geográfico e ao baixo desenvolvimento econômico da região. Por sua rica cultura e práticas sustentáveis, a comunidade Kalunga foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade.
A tradicional dança Sussa
Entre as tradições culturais dos kalungas, destaca-se a dança tradicional chamada Sussa. Essa dança africana reflete a alegria e a disposição do povo kalunga. Ao som de viola, pandeiro, sanfona e tambor, toda a comunidade se envolve em músicas e danças, com destaque para as mulheres que executam giros enquanto equilibram garrafas de cachaça na cabeça. A Sussa também possui significado sagrado, sendo realizada como pagamento de promessas e um pedido de prosperidade na lavoura.
Nas festas kalungas, os tambores da Sussa representam ritos complexos e cheios de simbolismos, ligados ao reinado do imperador, coroação, corte em procissão, mastro, bandeiras, espadas e terço com as ladainhas das rezadeiras. Além disso, a dança tem referências à folia de santos católicos.
Crédito de Carbono
O território Kalunga teve o reconhecimento como pioneiro no Programa Ambiental da ONU / TICCA – Território e Áreas Conservadas por comunidades Indígenas Locais.
Do total da área de 262.000 Ha somente 131.000 Ha são regularizados por meio de registros definitivos de matrícula.
Depois da Amazônia, o Bioma do Cerrado possui o segundo maior percentual de relevância baseada nas emissões brutas médias anuais de CO2 decorrentes do desmatamento desde 1994 – 2000, correspondente a 19,8% e 287.728 CO2.
Fonte: Ministério do Meio Ambiente EDD+ NA UNFCCC Jul 2015
Os benefícios da preservação da comunidade Kalunga
Preservar a cultura kalunga, que conseguiu manter suas tradições em meio às belas paisagens da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é uma tarefa importante para garantir a valorização e a continuidade dessas práticas culturais. A comunidade Kalunga é um exemplo de resiliência, sustentabilidade e preservação do meio ambiente, sendo um verdadeiro tesouro cultural do Brasil.
Comunidades como os Kalunga trazem valor cultural a sociedade, contam histórias, trazem beleza e originalidade em suas demonstrações , dão enfase a pluralidade e riqueza que encontramos nas mais belas paisagens do país. Saber ver, e realmente enxergar a importância da preservação cultural e ambiental, nos torna mais abertos ao novo e as antigas raízes das diversas culturas que permeiam nosso continente.
Referências Encontroteca – Cultura Tradicional: Comunidade do Sítio Histórico Kalunga/ Equipe de comunicação do Encontro de Culturas sobre a Comunidade Kalunga